Mais Vistos

MÁQUINA DE COSTURA - QUAL A MELHOR ESCOLHA?

MÁQUINA DE COSTURA


Máquina de Costura para Artesanato em Feltro - Diariamente recebemos dezenas de perguntas sobre qual a melhor máquina de costura para utilizar no artesanato em feltro. A máquina de costura é uma necessidade para quem deseja se profissionalizar nessa atividade. Com a máquina é possível você trabalhar com encomendas maiores e executar suas peças num tempo menor.

Veja mais: as datas comemorativas que mais vendem no artesanato

Porém a dúvida sobre qual modelo e marca escolher é sempre muito presente. Vamos por meio dessa postagem procurar sanar algumas dúvidas para te ajudar na escolha. Não vamos sugerir alguma marca ou modelo pois é uma escolha pessoal. Porém, para ajudar ainda mais você nessa escolha, traremos além das dicas, uma ENQUETE onde quem já trabalha com máquina de costura irá responder qual marca e modelo são melhores para trabalhar com artesanato em feltro. Assim, você poderá contar com a opinião de artesãs que já conhecem as máquinas para lhe auxiliar. Todas as máquinas que estão nesta enquete são as mais citadas por quem tem experiência e já trabalha com artesanato em feltro. Confira e faça sua votação:



Máquina de Costura para Artesanato em Feltro 
Máquina de Costura - Qual a Melhor Opção?


Primeiro Passo

Escolher a máquina de costura ideal pode não ser uma tarefa muito fácil. Isso por que é preciso levar em conta algumas informações importantes como por exemplo, as funções que a máquina disponibiliza e o tipo de material que você quer trabalhar nela. Antes de decidir pela compra a primeira dica que damos é você determinar exatamente o que espera da sua máquina de costura. Algumas perguntas precisam ser feitas para que você consiga encontrar um "norte" como por exemplo:
  1. Que tipo de material eu vou querer exatamente costurar nessa máquina (tecido, jeans, feltro, malhas, couro, entre outros)?
  2. Que produtos eu pretendo fazer? Quais os materiais serão necessários costurar para fazer esses produtos?
  3. Será preciso costurar botões ou fazer bordados a máquina?
  4. Quais são os pontos que são necessários para a execução do meu trabalho?
  5. Qual o valor máximo que pretendo pagar?
  6. Usarei essa máquina para trabalhar com quantidade grande de peças ou somente para confeccionar quantidades limitadas e executar pequenos reparos em peças de tecido?
  7. Eu disponho de um espaço em minha casa ou atelier para comportar uma máquina de costura maior ou é preciso que seja um modelo mais portátil?

máquina de costura iniciantes 
Máquina de Costura para Artesanato em Feltro

Etapa Seguinte

As sete perguntas acima são de extrema importância fazer antes de você agir. Após encontrar essas respostas é o momento de PESQUISAR por marcas e modelos e verificar se elas podem corresponder as expectativas que você levantou. A internet é recurso muito eficiente quando você chega nessa etapa. Através dela você consegue descobrir marcas, modelos, as funções que cada uma dispõe, bem como, os PREÇOS.
O preço é um fator muito importante pois o mercado oferece uma variedade incrível. Se a sua intenção num primeiro momento é somente fazer um teste para certificar-se de que você irá se adaptar com a prática da costura, sugiro você levantar a hipótese de comprar primeiramente uma máquina de costura usada onde geralmente os preços são mais em conta.

Através de sites como por exemplo o OLX, Mercado Livre e classificados locais de grupos no Facebook você poderá pesquisar máquinas de costura semi novas com um preço bastante acessível. Mas atenção, se você optar por esse tipo de compra deverá certificar-se com o vendedor se a máquina está realmente em boas condições, se não há algum reparo nela a ser feito, peças trocadas, alguma função dela com problemas e se há assistência técnica disponível na sua cidade.

Máquina de Costura para Artesanato em Feltro 
Máquina de Costura para Artesanato em Feltro

Dicas Importantes

E também não esqueça de fazer uma comparação dos valores na internet para averiguar se a máquina que estão lhe oferecendo semi nova não custa o mesmo preço ou quase o mesmo de um modelo novo. Afinal, algumas vezes pagar um pouquinho a mais por uma peça nova é muito mais garantido e vantajoso, não é mesmo?
Quanto ao tipo de ponto, sabemos que o ponto caseado é o mais utilizado no artesanato em feltro, portanto, durante a pesquisa, verifique se a máquina observada possui. Uma outra questão que você vai se deparar e poderá gerar dúvidas é quanto as máquinas elétricas e mecânicas. A mecânica é a mais comum e com o preço mais em conta que a elétrica. O comprimento e a largura dos pontos são ajustados por meio de um seletor, a velocidade dela é mais lenta e ajustável sendo portanto, um tipo de máquina recomendada para quem está iniciando e trabalha de uma maneira mais lenta. É ideal para quem vai trabalhar com pequenas quantidades, trabalhos eventuais e pequenos reparos.
Maquina de Costura Artesanato

Máquina de Costura Elétrica ou Computadorizada

Já, máquina de costura eletrônica ou computadorizada, o valor dela é mais alto, porém, são máquinas ideais para quem deseja trabalhar com quantidades maiores e fazer disso, a sua principal fonte de renda. Nas máquinas eletrônicas o tamanho, tipo e largura do ponto, ao invés de você escolher no seletor, será no painel eletrônico. Um grande ponto positivo dela é que, ao contrário da máquina mecânica, esse modelo suporta uma quantidade mais pesada de trabalho sem se sobrecarregar, portanto, trata-se de uma máquina mais resistente. Além disso, as máquinas eletrônicas geralmente vem munidas de mais funcionalidades e pontos o que torna é claro, seu preço mais alto, porém, com um benefício também maior.


Máquina Costura Feltro 
Modelo de Máquina de Costura Elétrica/Computadorizada

Máquina de Costura para Artesanato em Feltro

Agora você já tem algumas dicas consideradas muito importantes para quem está passando pela fase de análise sobre escolha da melhor máquina de costura. Caso você ainda não tenha a mínima experiência com máquinas e não saiba por onde começar, comece escolhendo o melhor modelo para atender as suas necessidades. Após ter certeza dessa escolha, efetue a sua compra e estando com a máquina em mãos não SUBESTIME o manual de instruções dela. Leia ele, procure conhecer o idioma do seu equipamento.
Tenha em mãos pedaços de feltros e tecidos dos quais você pode usar para fazer testes. E será preciso você fazer muitos. Teste os pontos, as medidas dos pontos, as trocas de agulhas, linhas, enfim, CONHEÇA a sua máquina. Existe muito material na internet disponível para lhe ajudar.
Esperamos ter ajudado você com esse artigo e não esqueça de participar ou acompanhar a enquente para saber qual a máquina está sendo mais recomendada! Se quiser ajudar mais, também pode comentar aqui logo abaixo nessa postagem e deixar o seu pitaco!
Me despeço por aqui, até a próxima :)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem